A ferramenta de evasão de censura da Psiphon Inc, disponível gratuitamente na Internet, ajudou quase 1,4 milhão de cubanos a reganhar o acesso a sites, afirmou a empresa na última sexta-feira. Esse anúncio se dá no momento em que o governo cubano impede o acesso a redes sociais e aplicativos de mensagem.
A ferramenta de evasão da censura — que reúne ferramentas de VPD, SSH e HTTP Proxy — também já foi utilizada em países como Irã, China, Belarus e Myanmar, de acordo com as notícias mais recentes. A agência Bloomberg destaca que a Psiphon, organização sem fins lucrativos sediada em Toronto, "recebeu recursos do 'Open Technology Fund', uma instituição sem fins lucrativos do governo estadunidense que tem por objetivo apoiar tecnologias que garantam a liberdade no acesso à Internet ao redor do mundo".
The censorship-circumvention tool — which combines VPN, SSH, and HTTP Proxy tools — has also been used in Iran, China, Belarus, Myanmar, according to recent news reports. Bloomberg notes that the Toronto-based nonprofit Psiphon "has received funding from the Open Technology Fund, a U.S. government nonprofit that aims to support global internet freedom technologies.